12.8.08

País egoísta; pais egoistas

Há uns dias dei comigo a pensar: "serei demasiado egoísta para ter filhos?".


Eu acho piada a miúdos com piada mas não acho graça nenhuma a bebés, não consigo ficar 5 minutos a olhar para aquelas coisinhas pequenas e paradas com um sorriso idiota na cara. São projectos de humano normais e vulgares, todos com características semelhantes. Só mais tarde vão ficar homens e mulheres com características distintas, com personalidade e razoamento.

Não consigo achar piada aos rituais e obrigações que andam à volta do bebé. Além disso pode haver um conflito no que toca ao dinheiro gasto em brinquedos para a criança e para mim próprio. Quando temos um bebé a vida muda, ficamos presos, limitados.


E isto tudo parece-vos chocante porque vocês adoram bebés, são tão queridos, ternurentos, blá blá... E soa muito egoísta não querer ter filhos. É o sangue que passa para uma nova geração... e quem disse que o meu sangue presta para alguma coisa?

E depois ouvimos todos os dias os políticos e grandes teóricos: "envelhecimento populacional em Portugal, na Europa, etc. Pode parecer que aquele que não quer ter filhos é egoísta, não quer dar um pouco de si para o futuro do planeta. MAS QUE FUTURO!?

Todos os dias ouvimos falar de poluição, aquecimento global, falta de recursos, crise nos alimentos, falta de população activa nos países "ricos", excesso populacional nos "pobres", falta de petróleo, etc.

Como é que podemos resumir todos estes problemas? Excesso de população.

Reparem no gráfico da população mundial nos últimos 1600 anos.


Cada bebé que aumenta a população é um destruidor de planetas em potência. É claro que não podemos deixar de ter bebés... Mas a solução para o envelhecimento populacional não é fazer bebés europeus ou norte-americanos, é abrir as fronteiras para os bebés asiáticos e africanos. E claro, melhorar as condições de vida na origem, impedir o crescimento insustentável da população, garantir a diminuição da população à escala mundial. Não é um problema de cada país mas é assim que tem sido visto, porque nenhum político ou empresário quer dizer que os potencias clientes/eleitores são excesso e fardo. Esgotaremos o planeta mas com estilo. Mais pessoas implicam novas necessidades, mais gente para trabalhar em produção de produtos supérfluos, mais gente para entreter outra gente, mais escravos, maior divisão entre ricos e pobres, entre milionários e miseráveis.

Apresento a contagem dos milhões de pessoas do planeta Terra. Reparem na velocidade a que estamos a procriar. Como um vírus.


Deixemos a treta de perpetuar a famíia, raça, espécie. Somos uma humanidade num planeta: a população tem de ser contada e gerida à escala mundial. As Nações Unidas não podem ignorar este problema e os governos não podem multiplicar as populações infinitamente.

Ter bebés pode ser um acto de egoísmo, depende do ponto de vista. É claro que o problema não está em ter um filho, está em ter mais filhos do que pais...

Vejam esta página. Basta actualizar algumas vezes a página para perceber a dimensão da tragédia...

5 comments:

prla1983 said...

Deixar estar que isso passa-te quando tiveres um. Quase que parecias um cientista ou um técnico a falar. Que aconteceu ao meu amigo Pedro, o Filósofo? My God.

Aguarda-se ansiosamente a reacção de I.

Anonymous said...

Bem, já foram longas as discussões sobre o assunto.Acalmem-se as hostes que o Pedro às vezes é assim bruto mas também tem coração ;)
Já dei a minha opinião sobre o assunto aqui ao autor, mas visto que o Paulo quer saber: não acho legítimo impedir seja quem for de ter filhos, até porque me parece que essa lógica teria implicações sociais terrríveis. Não falamos de abelhas, mas de pessoas.
No entanto, é verdade que a situação é alarmante, mas poderia ser resolvida (ou minimizada) através de acções em países em que, efectivamente, as pessoas têm filhos a mais para as suas posses, para a sua felicidade. É um trabalho de educação cultural...
Não acho que em Portugal se deva, de algum modo, diminuir o número de nascimentos. Pelo contrário, deviam aumentar. Porque se não, salvamos o planeta mas arruinamos uma série de países.
Acho que "tirando de um lado e pondo noutro", ficaríamos com uma balança equilibrada (porque me parece que há mais para "tirar" que para "pôr").
Agora, se querias saber qual é a minha reacção ao desagrado do pedro por crianças e bebés em geral... encolho os ombros. É luxo de quem tem irmãos mais velhos e mais novos e um monte de sobrinhos a encher a mesa.

Marina said...

Acabei de fazer copy paste do teu post para a minha pen. Daqui a uns anos vou mostra-lo aos teus filhos e vais envorgonhar te tanto de o ter escrito.
Atençao. Eu tambem sou a favor (e muito) da adopçao. Mas ler-te a dizer que nao queres ter filhos porque te vai "limitar" parece-me de um egoismo enorme. Ainda mais com tantos "bebes asiaticos e aficanos" por ai.
Ok. talvez.. e só talvez eu so mostre o post e ti (e a tua mulher)... senao traumatizava-te os filhos.

Anonymous said...

olá!
Uma vez que acabei de fazer um trabalho sobre o preconceito relaivo ao idoso e li umas coisas sobre envelhecimento da população vou deixar aqui dados e a minha opinião. é um facto somos o maior "vírus" que a terra conheceu e estamos definitivamente em excesso nuns sítios e em excasses noutros, mas como isto de ser humana não se trata de "tirar num lado e por no outro" cada lugar no mundo deve ter uma polícia específica que possa resolver o seu problema, por isso, e quanto a nós, portugueses, a melhor opção não é de todo fazer mais filhos, mas como dis a Enes, que conscientemente os quer tem o seu direito, mas sim "aproveitar" os nossos idosos. A OMS propôs medias para o envelhecimento activo,uma maneira de aproveitar a productividade de quem ainda tem muito potencial a dar. Deixemo-nos de preconceitos como a diminuição da capacidade funcional e olhemos como activos.
Sr. Pedro, por acaso também não acho assim muita piada aos bebés pois parecem-me macacos, mas acho que quando só quando o tiveres é que vais sentir aquela felicidade parva não? E vai-te apetecer gastar tudo o que tirveres com aquela criatura que, na verdade, já não é igual a todos os outros bebés, ja passou 9 mesmes dentro da barriga da tua mulher!

Unknown said...

nao queria dizer "polícia", mas sim política!

right now

  • Read: "The Other Side Of The Sky", Arthur C. Clarke
  • Watch: "Pulp Fiction", Q. Tarantino
  • Play: N/A
  • Listen: "greateSt HIT", Dream Theater