10.6.07

Kosovo e Co.

G.Bush pretende a independência do Kosovo. Os mais pessimistas, os mais atentos, os astutos observadores estão a ver aqui uma maneira de aliar a América à Europa, afastando a UE da Rússia.
V.Putin opõe-se à independência do Kosovo. Isto, a questão do sistema de defesa europeu (no que toca aos mísseis) e o despertar da Rússia para o proteccionismo dos combustíveis fósseis são o suficiente para os mais assustadiços temerem uma II Guerra Fria.

Eu defendo a liberdade e independência aos povos, o Estado-Nação é a única forma legítima de governo democrático. Aglomerar várias nações debaixo da mesma alçada governamental é uma forma de imperialismo fora de moda e com cheiro a podre.

Alba (Escócia, Reino Unido),

Ulster (Irlanda do Norte, Reino Unido),

Euskal Herria (País Basco, Espanha),

Kosova (Koso
vo, Sérvia),

كوردستان (Curdistão, Iraque),

etc...

...todos os povos merecem a sua escolha e autonomia (em forma de Região Autónoma ou País).

Claro que isto serve para os Impérios escondidos (ultimamente nem tanto) defenderem os seus interesses através da influência, servindo de turores aos recém-libertos povos, e é aqui que reside o risco de uma II Guerra Fria, na influência que as potências instaladas (EUA e a ténue UE), potências recuperadas (Rússia) e potencias emergentes (China e a mais discreta India) pretendem ter sobre esses povos.

Acredito que essa II GF está por vir, ou melhor, que nunca deixou de existir (esta paragem não foi mais do que um compasso de tempo para desmantelar a URSS e trazer a Rússia com a economia restaurada).

No meio de tudo isto a Europa é um canto de patetas alegres que ora viram a cabeça para o lado Oeste ora para Este como quem está sentado ao topo da mesa observando um diálogo de gigantes que se vai fazendo cada vez menos em surdina.

No comments:

right now

  • Read: "The Other Side Of The Sky", Arthur C. Clarke
  • Watch: "Pulp Fiction", Q. Tarantino
  • Play: N/A
  • Listen: "greateSt HIT", Dream Theater