On Hitler's Highway
de Lech Kowalski
81´ França/Polónia 2002
"On Hitler's Highway" é um "road-movie" filmado ao longo da estrada construída pelos nazis nos anos trinta para facilitar a invasão da Europa de Leste. Um olhar sobre o passado e o presente da Polónia e sobre as relações entre o Oriente e o Ocidente. Ao longo da estrada, Kowalski filma pessoas que tentam sobreviver como podem: um velho vende cogumelos, algumas crianças lavam os pára-brisas dos carros, prostitutas búlgaras fazem uma pausa para fumar um cigarro, um homem que vende gnomos de jardim recorda com saudade os tempos do comunismo. Prémio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema Documental de Amesterdão em 2003, "On Hitler's Highway" é o segundo tomo da trilogia europeia do realizador, "The Fabulous Art of Surviving", começada em 2000 com "The Boot Factory" e concluída com "East of Paradise" (2005).
Hitler's Highway era dos filmes que eu mais queria ver no festival inteiro. Para castigo abateu-se sobre mim a maior indisposição e náusea de sempre. Ainda assim pude ver o filme até ao fim (embora me tenha sentado no ultimo lugar da fila, pronto a sair a qualquer altura).
Um bom documento da "Autoestrada", o filme parece ter inspirações no Direct Cinema ou na Nouvelle Vague francesa no que toca a tomada de vistas e técnica de captação de imagens. Na montagem as coisas são diferentes. A montagem é bastante actual, recorrendo a uma linguagem que conhecemos bem da televisão. Planos não muito curtos não muito longos, com ritmo moderado, etc. Não precisava de chocar pela montagem com o conteúdo que apresentava: campos de concentração, ciganos reclamando por um país para a sua nação, como a nação judaica teve, prostitutas que revelam os segredos da profissão, guias em bases militares de balística abandonadas (da URSS), etc.
O filme quase consegue o objectivo de nos levar à origem da estrada, aos anos 40 da Alemanha e Polónia, embora eu ache que lhe faltou libertar-se da actualidade e quotidiano das prostitutas para ir mais ao encontro de quem possa saber da origem da estrada de Hitler. O autor tinha um certo fascínio pelas raparigas, nota-se...