25.10.07

Nocturno

de João Nisa
27´ Portugal 2007

Descrição fragmentária do espaço abandonado da antiga Feira Popular de Lisboa, durante o período que decorreu entre o seu encerramento e a definitiva demolição das suas instalações. Um conjunto de longos planos fixos, atravessados por pequenos movimentos, apresenta alguns dos elementos existentes no local (fachadas encerradas ou semidestruídas, divertimentos parcialmente desmontados), reconstituindo através da sua sucessão um percurso no interior do recinto. Um trabalho que pretende forçar a concentração da percepção e explorar a relação entre a experiência temporal e o modo de apreensão visual e sonoro de um lugar específico.



O filme passou a sua mensagem por exaustão. Mais de 20 minutos de filme com pouco mais de uma dúzia de planos e todos fixos. Referi que os enquadramentos eram sempre de casas abandonadas na Feira Popular de Lisboa? Ficámos a perceber que um espaço onde houve movimento é agora um nada, um Urban Void dos que falava a Trienal de Arquitectura de Lisboa este ano.
Para os que queiram queixar-se "isso não é um filme" defendo desde já que não é uma projecção de slides. Há som, há imagem em movimento, só não há movimento na imagem em movimento. Tirando um gato que se atreveu a passar em frente da câmara e que deixou perceber que o filme tinha uma boa qualidade de imagem, como se pode ver na foto acima.

No comments:

right now

  • Read: "The Other Side Of The Sky", Arthur C. Clarke
  • Watch: "Pulp Fiction", Q. Tarantino
  • Play: N/A
  • Listen: "greateSt HIT", Dream Theater