The Monastery
de Pernille Rose Gronkjaer
84´Dinamarca 2006
"The Monastery conta a história de um velho solteirão, o senhor Vig, que nunca se apaixonou e tem um desejo imperioso: transformar o seu castelo semi-abandonado, onde vive sozinho, num mosteiro ortodoxo. Escreve ao patriarca de Moscovo, que envia para a Dinamarca uma pequena embaixada de freiras russas com o objectivo de estudar o pedido do senhor Vig e negociar condições. O conflito entre caracteres e culturas é inevitável. Durante largos meses, o castelão dinamarquês e as freiras russas discutem os mais pequenos detalhes da transformação do local - desde os tubos de aquecimento até à localização do altar da Igreja. As freiras têm as suas próprias ideias e o senhor Vig é obrigado a perceber que o caminho para a concretização do seu sonho será bastante diferente daquilo que tinha imaginado. Vencedor do grande prémio Joris Ivens (IDFA) em 2006."
A Lusomundo devia passar disto...Este documentário rebenta com uma certa ideia que embora nunca formalizada paira sempre no ar: o documentário ou é didáctico, muito directo, preparado para passar numa TV do Estado ou então é uma obra cinematográfica muito distante e apenas compreensível para uma camada estreita da população. Não.
Este filme tem vários layers e fez rir a audiência. Vemos um confronto de culturas, vemos um velhote simpático mas forreta, e acima de tudo vemos um filme bem pensado e cuidado para ser uma mistura de documentário com entretenimento. Está bem conseguido pela maneira como se montou a história, uma montagem a pensar na narrativa. E claro, a música ajudou bastante porque foi musicado como um filme mainstream seria. Uma verdadeira lição para quem produz e para quem vê (sobretudo para quem não vê) documentários.
E eu até simpatizava com o rabugento do Sr.Vig... pena ele ter morrido sem ver tudo acabado.
No comments:
Post a Comment