25.10.07

A casa do Barqueiro

de Jorge Murteira
63´ Portugal 2007

Paulino é o último barqueiro da Amieira do Tejo. Entre as duas margens do rio é ele quem assegura a ligação. Mas raros são os passageiros e a seu posto de trabalho será brevemente extinto pelo poder. Enquanto isso não acontece, Paulino faz da barraca sobre o rio a sua casa improvisada. Vive ao ar livre e só recolhe quando a chuva, o frio ou o vento apertam. Pede e resmunga uma nova casa em condições. Mas quem o ouve? No Inverno e no Outono, aguarda sozinho os clientes perto da fogueira sobre o vale do rio, atento à passagem dos comboios que raramente trazem fregueses. Na Primavera e no Verão, fica à mesa de sulipas, solitário, mas sempre disponível para partilhar um copo ou um petisco com um turista ocasional.



Hilariante! Não vamos para casa mais ricos de conhecimento ou deslumbrados com os enquadramentos (vi um dedo em frente à objectiva e tudo). Mas o trabalho de um ano e muita paciência deu um documentário original e divertido, graças ao rabugento barqueiro.
Engraçado como sem voz off, sem mostrar coisinhas, sem um guião sequer se consegue fazer um filme cativante para um público generalizado.

No comments:

right now

  • Read: "The Other Side Of The Sky", Arthur C. Clarke
  • Watch: "Pulp Fiction", Q. Tarantino
  • Play: N/A
  • Listen: "greateSt HIT", Dream Theater